Prof.ª Anabela Lopes
No dia 29 de abril de 2024, os alunos do 5.º ano de escolaridade do Colégio Miramar imergiram no desenvolvimento e consolidação de conteúdos das áreas curriculares de Português e Ciências Naturais, num ambiente distinto do dia a dia académico, participando numa visita de estudo.
Na parte da manhã, os alunos assistiram à peça de teatro “O Príncipe Nabo”, em cena no auditório do Instituto Português da Juventude, visualizando a adaptação da obra de Ilse Losa, a qual é analisada em contexto de sala de aula. Deste modo, os alunos tiveram possibilidade de diversificar o seu contacto com o texto dramático, de consolidar conhecimentos relativos à obra, de promover a sua sensibilização para a importância de preservação do património artístico e cultural e ainda fomentar o seu espírito de grupo e socialização. A experiência foi deveras gratificante, sendo que alguns alunos foram convidados a integrar o elenco da peça, engrandecendo assim o seu envolvimento na sessão.
Na parte da tarde, o desafio da aprendizagem in loco ocorreu no “Aquário Vasco da Gama”. Inaugurado a 20 de maio de 1898, e entregue em 1901 à Marinha Portuguesa, o Aquário Vasco da Gama tem sido visitado por gerações sucessivas de famílias, fazendo este valioso elemento do património nacional parte do imaginário e da memória afetiva de muitos.
Testemunha de uma época da história da ciência, o Aquário Vasco da Gama está ligado ao início da divulgação da vida aquática no nosso país, sendo que os alunos puderam constatar o elevado património histórico que se foi valorizando com o legado da Coleção do Museu Oceanográfico D. Carlos I, em 1935. Tratando-se de um dos aquários públicos mais antigos do mundo, às suas coleções associam-se, como objetos de interesse, todo o edifício e a sua história, atraindo estudiosos de muitas áreas de conhecimento e, desta feita, deixaram boquiabertos os alunos.
Nos últimos anos, a Marinha tem incrementado as infraestruturas do edifício e investido na transição para o futuro digital. Os espaços já renovados da exposição permanente e a criação de um novo espaço tecnológico, projetam o Aquário para uma nova fase da sua existência, com um papel fundamental na derradeira busca da inovação e conhecimento, e na sustentabilidade do oceano.
No final, os alunos sentiram-se ainda mais comprometidos com a preservação da biodiversidade aquática de Portugal, deixando-se levar pela curiosidade para um encontro mais próximo com os animais.