Beatriz Marinho - Aluna do 12.º A
As coincidências são sinónimos que nós, céticos da beleza da vida, atribuímos a acontecimentos que somos incapazes de conceber.
Sei agora que tal coisa não existe. Não existem coincidências. Não foi apenas coincidência o momento em que se juntou um grupo de crianças há três anos. Não houve nenhuma coincidência quando aquelas crianças tiveram aquela professora.
E hoje, sei-o bem, que não há coincidência alguma o fado que encerrou o nosso sarau de ginástica:
(Aproveito o momento para agradecer ao Professor Ricardo Silva e a Filipa Maltieiro pelo momento musical pleno que nos proporcionaram).
Cantaram-nos que as memórias que suportamos com o peito cheio, de alma emocionada agarrada ao coração, são essas que nos permitem ter sentimentos fortes, capazes de nos fazer sentir a saudade: seja pela dor da tristeza da ida ou do sorriso da lembrança.
E essas memórias ficam com nome, inamovível devido à lembrança que se recusa a fugir. Nós, vinte e três seres humanos distintos e pouco ou nada ginastas, temos um em comum, residente na lembrança duradoura de três anos. Haja beleza nisso!
São aquelas emoções que se sentiram na preparação antecipada do espetáculo, durante o mesmo e após a conclusão deste, que nos dão título à vida, que fazem bagagem para o caminho que todos nós, 12.°A, temos agora pela frente. Porque tivemos dias que a vontade afastava a saudade, que a “chuva” que advém das dificuldades nos molhava o rosto, e ficávamos cansados. Mas agora, depois da vénia que tivemos tanto gosto de dar aos nossos mais queridos, família, amigos e corpo docente, sentimos que valeu a molha dura que levámos.
Não saberíamos como acabar o nosso caminho no Colégio Miramar sem ser desta forma. Demos tudo o que saberíamos que tínhamos para dar e, mesmo assim, nem tudo ficou feito. Falta algo.
Por isso, de mãos dadas, estamos nós, eu e a minha turma, a saber finalmente como dizer adeus à Professora Francisca: “Há dias que marcam a alma/ E a vida da gente/ E aquele em que tu me deixaste/ Não posso esquecer.”