Prof.ª Ana Filipa Joaquim
Tudo é economia e a economia poderá ser encontrada em tudo. Assim, as turmas de secundário dos cursos de ciências socioeconómicas são desafiadas ao longo do ano letivo a participarem em diversas atividades para fomentar o pensamento crítico e a resolução criativa de problemas, nos alunos, como para compreenderem a transversalidade das temáticas abordadas em sala de aula, na vida quotidiana.
Em janeiro todos os alunos das turmas de socioeconómicas (10.º e 11.º anos) foram desafiados a participar nas Olimpíadas da Economia, com o tema Inteligência Artificial e, no fim de semana de 3 a 5 de maio, uma aluna de 10.º ano e um aluno de 11.º ano estarão a representar o Colégio Miramar, na final nacional.
Em março, depois das eleições internas para eleger os dez deputados que seriam os representes do Colégio Miramar no Parlamento dos Jovens, um aluno de 11.º ano e uma aluna de 10.º ano estiveram presentes na fase regional, onde apresentaram 3 medidas para uma escola mais plural e participativa sob a temática: Viver abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa.
Em abril, o Colégio Miramar esteve presente na fase regional do programa Euroescolas, onde participou com um texto referente à Política Agrícola Comum (PAC) e aos problemas vividos pelos agricultores, nos países membros, na contemporaneidade.
Ainda em abril, o Colégio Miramar, volta a sair das suas instalações, na disciplina de Economia A, para estar na semifinal regional Junior Market, onde uma equipa de alunos empreendedores apresenta o seu projeto de empresa. Esta iniciativa foi promovida pela Junior Achievement Portugal, no Mercado de Cascais, no dia 30 de abril.
Ensinar, para a professora de Economia A, é saber-fazer, aplicar pensamento crítico e dotar os alunos de literacia financeira e perfil de empreenderes.