Prof.ª Catarina Oliveira
Na passada quinta-feira, dia 21 de março, assinalou-se, no Colégio Miramar, o “Dia Mundial da Árvore e da Poesia”, sendo que, de entre várias atividades, se destacou o hastear das bandeiras “Eco-Escolas” e “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” como reconhecimento do trabalho desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental e da Educação para a Sustentabilidade.
O dia 21 de março, além de marcar o equinócio de Primavera, prevê a comemoração do Dia Mundial da Árvore. Esta comemoração surge como forma de promover a consciencialização pública sobre a importância da preservação das florestas, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Paralelamente, comemora-se ainda o Dia Mundial da Poesia, com o qual se pretende salientar a importância da poesia enquanto manifestação artística comum a toda a Humanidade, celebrando-se a criatividade, a pluralidade linguística e cultural e a promoção do ensino e declamação da poesia.
O Colégio Miramar, num esforço conjunto entre todos os elementos da comunidade educativa, decidiu marcar este dia através de uma comemoração simbólica, que contou com a presença do representante da Associação de Pais e da Vereadora da Câmara Municipal de Mafra, Dr.ª Marta Gomes, responsável, de entre várias funções, pela divulgação e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A atividade iniciou com a entoação do Hino Eco-Escolas “Esta é a nossa CASA”, cuja letra e música surgiu do esforço conjunto entre os elementos do Conselho Eco-Escolas. Para entoar o Hino, pudemos contar com a prestimosa colaboração dos alunos da turma D do 6.º ano e de todos os Eco-Conselheiros.
Seguiu-se o emblemático gesto de “plantar uma árvore”. As árvores plantadas, pertencentes à espécie Ginkgo Biloba, que foram selecionadas não só pelo seu porte mas também por se tratarem de um símbolo de paz, longevidade e resiliência.
Por fim, os presentes foram convidados a visitar a exposição “Poesia Visual” onde decorreu, pela voz da aluna Maria Rita Estevão (9.º C), a declamação do poema "As flores do Jacarandá", de Matilde Rosa Araújo e ainda a possibilidade de assistirem à palestra “LX Aquila”, dinamizada pela Tapada de Mafra.