No âmbito da disciplina de Língua Estrangeira II – Espanhol, os alunos do terceiro ciclo do Colégio Miramar assinalaram a data emblemática através da exposição de trabalhos por eles realizados sobre a diversidade cultural dos diferentes países de língua oficial espanhola.
A data é comemorada em todos os países de língua espanhola bem como nos Estados Unidos, designando-se aí por Dia de Colombo (Columbus Day) e constitui feriado nacional que celebra a chegada de Cristóvão Colombo à América em 12 de outubro de 1492. Quer a denominação, quer as comemorações próprias desta data variam em cada um dos diversos países, sendo que nos Estados Unidos se trata de um feriado móvel, comemorado na segunda segunda-feira de outubro.
Os anais da história apontam para a referida data o início da colonização europeia das Américas levada a cabo por Cristóvão Colombo, em nome dos Monarcas Católicos Espanhóis, tendo o reino de Castela construiu um império global, espalhando a sua cultura e o idioma.
Em 1713, estabeleceu-se a Real Academia Espanhola para regulamentar o idioma espanhol escrito e falado por todo o império, de forma que fosse compreendido por todos os hispânicos. No início do século XIX, a insatisfação das colónias americanas com o governo espanhol e a invasão napoleónica de Espanha criaram uma oportunidade de revolução na América, levando a que as colónias espanholas se tornassem independentes, naquele período, exceto Cuba, Porto Rico e as Filipinas. Estes três países tornar-se-iam colónias dos Estados Unidos após a Guerra Hispano-Americana.
No início do século XX, a hispanidade estava moribunda. Zacarías de Vizarra, Faustino Rodríguez-San Pedro e Ramiro de Maeztu reavivaram o interesse pelo conceito de “Hispanidad” em Espanha e nas Américas. Posteriormente, apareceram as primeiras organizações pan-hispânicas. Com a restauração da democracia na Espanha, todas as nações começaram a convergir pela criação da Conferência Ibero-americana, em 1991. Desde então, o número de organizações hispano-americanas, ibero-americanas, pan latino americanas aumentaram, sendo que, atualmente, a “Hispanidad” é sinónimo de cooperação.