O dia (28 de outubro) amanheceu solarengo convidando os alunos do curso de Ciências de Tecnologias do 10.º ano de escolaridade a uma bela exploração da geologia do nosso concelho.
Rumámos à primeira paragem – a Praia de Ribeira D’Ilhas – Reserva Mundial do Surf, prontos para a descoberta. Em Ribeira D’Ilhas, as professoras destacaram a presença de aspetos geomorfológicos característicos como fraturas, filões, falhas e chaminés magmáticas. Caminhando pela praia, destacou-se a chaminé Penedo Mouro a norte da praia e o Graben bem visível. Durante a sua caminhada pela praia, os alunos foram desafiados em encontrar um fóssil característico, um gastrópode. Após uma bela passagem pela praia numa manhã de outono, rumámos à segunda paragem – Quake – Museu do Terramoto de Lisboa. Aqui experienciámos e revivemos o Terramoto de 1755, através de uma viagem imersiva e no tempo. A viagem permitiu mergulhar na emocionante realidade dos terramotos, conhecer a ciência fascinante dos sismos e como nos podemos preparar para esta realidade.
Terminada a viagem a uma Lisboa desaparecida foi tempo de voltar aos dias de hoje e preparar para reabastecer energia, com um piquenique.
Forças recuperadas, rumámos à terceira paragem – o Penedo do Lexim. Chegados ao destino, faltava uma pequena caminhada, entre carrascos (Quercus coccifera), até chegar à chaminé magmática que constitui o Penedo do Lexim. Já junto à disjunção prismática foram salientados pelas professoras, aspetos característicos deste geomonumento e sua formação.
Chegada a hora de regressar à escola, dirigimo-nos de volta ao autocarro para um regresso tranquilo após um dia de descobertas.