Prof.ª Ana Luísa Miranda
Ainda não eram 07h00, do dia 16 de maio, e já a entrada do Colégio Miramar estava repleta de alunos ansiosos por escolher o autocarro que os levaria rumo à tão esperada Viagem de Finalistas de 9º ano!
Uns ainda em “modo pijama”, outros artilhados de todos os acessórios indispensáveis para uma viagem deste género… o facto é que ninguém ousou atrasar-se ou testar a ameaça prévia dos professores: “Quem não estiver no colégio às 06h45, pode ir apanhar o autocarro à área de serviço do Pombal!”
A viagem correu com muito boa disposição e cantoria até à primeira breve paragem, na dita área de serviço, e passou-se quase sem darmos por ela até ao nosso destino: o Pena Parque Aventura, em Ribeira da Pena!
Assim que passamos os portões da entrada do Parque os “OH!”, “Olha!”, “Que giro!” começaram a ecoar. Este parque, que está emoldurado pela mãe natureza, transpira beleza e harmonia e enfeitiça o olhar de qualquer um.
Depois de apreciar a paisagem, começaram a chover perguntas: Onde vamos dormir? que atividades vamos fazer? Onde vamos comer?... Fomos simpaticamente recebidos por um dos responsáveis do Parque que respondeu a todas as questões e, depois de almoçarmos ao ar livre e de estarmos devidamente instalados, partimos à aventura! Sim, porque por detrás daquela receção de serenidade escondem-se atividades radicais e únicas e era para isso que ali estávamos, para viver experiências ímpares e criar memórias especiais!
O desafiante arborismo, o radical salto em queda livre, a viagem de slide entre montanhas com mais de 1km… foram algumas das atividades que experienciamos e nem a chuva ou o vento nos impediram de nos divertirmos ao máximo.
Ao final do dia, cansados, mas longe de estarmos esgotados, a preocupação passou a ser a escolha do outfit para a animação noturna… depois de algum tempo e empenho dedicados a essa demanda, voltamos a reunir-nos no jantar e dava gosto apreciar os sorrisos espalhados nos rostos e apreciar o bom ambiente que se criou entre todos.
Música, dança, jogos e muita diversão foi o prometido e não falhou as expectativas!
No segundo dia, a manhã ainda permitiu duas atividades por grupo a seguir ao pequeno-almoço. Despedimo-nos do Pena Parque Aventura com vontade de voltar e de experimentar as novidades que estão agora a ser criadas e de repetir as que preferimos. É sem dúvida um local a revisitar!
Rumo ao destino seguinte, saímos do silêncio e quietude da montanha para a frenética euforia da zona Ribeirinha de Gaia, que cumprimenta o Porto da outra margem. Música, turistas, cores e um sol radiante foi o cenário que nos inundou à chegada. Depois de um passeio a pé pela margem do Douro, fizemos o tão esperado cruzeiro das 7 pontes que nos permitiu uma viagem pela História e Cultura destas duas cidades. Foi uma visita breve, mas marcante, que deixou a todos o desejo de voltar em breve e com mais tempo.
Estava na hora do regresso a casa, “passou tão rápido”… é sempre fugaz o tempo de divertimento em boa companhia… é essa a melhor memória que levamos desta viagem: laços reforçados, momentos bem passados e a vontade de que este “adeus” seja sempre um “até já”!