Escrito por Prof.ª Ana Sofia Santos
No passado dia 2 de novembro, os alunos do 12.º ano do Colégio Miramar tiveram a oportunidade de explorar o legado literário de dois dos mais representativos escritores portugueses: Eça de Queirós e Fernando Pessoa. Durante a visita de estudo «Rota Literária: Eça de Queirós e Fernando Pessoa», os alunos visitaram, em Lisboa, alguns dos locais mais emblemáticos associados aos dois escritores, ganhando uma visão mais rica das suas obras e do seu contributo para a literatura portuguesa.
Durante a manhã, o grupo percorreu a baixa lisboeta, numa visita guiada que teve como fio condutor os principais espaços onde se movem as personagens da obra por excelência de Eça de Queirós – Os Maias. O Hotel Central, o Tavares, a Havaneza, o Grémio Literário, o Teatro São Carlos, o Teatro da Trindade foram alguns dos lugares icónicos que serviram para abordar momentos basilares da obra e, em simultâneo, recordar etapas importantes do percurso biográfico de Eça e do contexto histórico e cultural que o influenciou.
À tarde, os alunos mergulharam no universo pessoano, através de uma visita orientada à Casa Fernando Pessoa, local que foi habitado pelo escritor nos últimos 15 anos de vida e que tem uma exposição sobre a vida e obra do poeta e uma biblioteca especializada em poesia mundial. Aqui, os discentes visitaram a reconstituição do quarto de Pessoa, examinaram manuscritos e cartas pessoais do autor e puderam, através das peças da exposição, aceder a histórias e memórias sobre Fernando Pessoa, o que leu, como escreveu, o tempo em que viveu. Particularmente interessantes foram o espaço dedicado aos heterónimos, que claramente constituem marca distintiva do escritor na história da literatura, e as diferentes obras de arte em que Fernando Pessoa é representado, como o célebre quadro de Almada Negreiros ou os desenhos de Júlio Pomar.
Cremos que esta experiência enriqueceu certamente a compreensão dos alunos relativamente à obra literária desses dois grandes mestres da palavra, Eça de Queirós e Fernando Pessoa, e lhes forneceu uma preparação adicional para explorar o universo destes autores em sala de aula.