Post Image
dez 07, 2021

Visita de Estudo - Nos Passos de Fernão Lopes (10.º ano de escolaridade)


«– Acorramos ao Mestre, amigos! Acorramos ao Mestre, ca filho é de el-rei D. Pedro!». São estes os brados de Álvaro Pais que, em 1383, mobilizam a população lisboeta para a tornar, inadvertidamente, cúmplice do implacável plano desenhado para eliminar o conde Andeiro e conduzir o Mestre de Avis ao poder, inaugurando, assim, uma nova dinastia. 

Este foi um episódio que Fernão Lopes descreveu, com cores particularmente vivas, na sua Crónica de D. João I, e que os alunos do 10.º ano de escolaridade tiveram oportunidade de reviver in loco, ao realizarem, no passado dia 7 de dezembro, um passeio literário pela cidade de Lisboa, descobrindo os principais palcos da revolução de 1383-85.

Depois de «galoparem» de colina a colina, à luz dos acontecimentos relatados por Fernão Lopes na sua crónica, os alunos visitaram o Museu da Coleção Berardo, para um percurso guiado pela exposição de arte moderna e contemporânea subordinado ao tema «Arte e Estética». Passando por tópicos como a experiência e o juízo estético, a criação artística e a obra de arte e a arte como produção de conhecimento, comunicação e consumo, os discentes puderam contactar com alguns dos conceitos abordados na disciplina de Filosofia.

Foi, enfim, um dia particularmente enriquecedor e nem o céu cinzento comprometeu a satisfação de alunos e professores!


Galeria