Post Image
jan 04, 2023

Dia Mundial do Braille na Biblioteca do Colégio Miramar


A assinalar o Dia Mundial do Braille, a biblioteca do Colégio Miramar contou ontem, dia 4 de janeiro, com a presença de três técnicas da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal , que dinamizaram uma ação de sensibilização sobre a deficiência visual e a importância do sistema Braille.

Os alunos do 7.º ano de escolaridade tiveram, assim, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a deficiência visual e as principais dificuldades com que as pessoas cegas se deparam num quotidiano que é todo ele baseado, quase por completo, na visão. Do mesmo modo, também compreenderam que muitas dessas dificuldades podem ser ultrapassadas de diferentes formas, garantindo a independência das pessoas com deficiência visual.

A sessão serviu, ainda, para revelar um pouco mais sobre Louis Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque facilitar a vida das pessoas invisuais e a sua integração na sociedade. Os alunos puderam apreender informação sobre o funcionamento deste sistema e experimentar a produção de texto em Braille.


Galeria