Exames Finais Nacionais e

Provas de Equivalência à Frequência

Inscrições para os Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência

(1.ª Fase)

Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para a 1.ª fase de inscrição nos Exames Finais Nacionais e nas Provas de Equivalência à Frequência, é necessário adotar os seguintes procedimentos:
1. Cada aluno maior de idade/Encarregado de Educação deve preencher o boletim de inscrição, que se encontra disponível, nos anexos (Boletim de Inscrição – Ensino Secundário), após uma leitura cuidadosa dos restantes anexos (Instruções de preenchimento do boletim de inscrição Ensino Secundário, Tabela de Cursos, Tabelas de códigos de provas Ensino Secundário). É importante informar que o boletim de inscrição tem de ser descarregado, gravado no ambiente de trabalho e só depois é que deve ser preenchido em todos os campos editáveis, à exceção dos que dizem respeito aos serviços de administração escolar.
2. Após preenchimento do boletim, os alunos, ou os seus encarregados de educação, enviam o mesmo, devidamente preenchido, para o endereço eletrónico miramarcolegio@gmail.com até ao dia 3 de abril, data em que termina o período alargado de inscrição para a 1.ª fase de Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência. 
3. Se algum aluno tiver o boletim em formato papel, deverá digitalizá-lo, após preenchido, e enviar para o email miramarcolegio@gmail.com de modo a que a sua inscrição seja formalizada. 
4. Os alunos que frequentam o 12.º ano de escolaridade, devem ainda enviar-nos para o endereço eletrónico miramarcolegio@gmail.com o recibo do pedido de senha online, em formato PDF, que já terão feito no site da DGES (www.dges.gov.pt), conforme indicações dadas pelos Diretores de Turma e de acordo com o vídeo explicativo partilhado para esse efeito. 
5. Após envio da documentação necessária para o email miramarcolegio@gmail.com, os alunos ou os seus encarregados de educação receberão um email a confirmar a receção da mesma.
6. Caso se verifique alguma inconformidade no preenchimento do impresso, o aluno ou Encarregado de Educação será contactado pela escola para eventuais correções.
7. Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial, os alunos que procederam à inscrição através do procedimento acima descrito, entregam o boletim de inscrição (disponível para aquisição na papelaria do Colégio) preenchido e assinado pelo encarregado de educação ou aluno, quando maior, até ao final dessa primeira semana de aulas, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição:
a. Alunos autopropostos fora da escolaridade obrigatória: 3€ por disciplina;
b. Alunos internos e autopropostos que se inscrevam para melhoria de classificação de exames finais nacionais ou provas de equivalência à frequência: 10€ por disciplina;
c. Alunos que se inscrevam, fora do prazo (após 3 de abril): 25€ de coima, aos quais acrescem os valores supramencionados.
8. Algumas considerações sobre o preenchimento do boletim:
a. Toda a informação deverá ser preenchida em letras maiúsculas;
b. Preencher o nome completo conforme consta do documento de identificação;
c. No CC colocar o número completo. Os alunos que não têm Cartão de Cidadão, devem usar o número interno para preencher este campo;
d. Curso de Ensino Secundário:
- C60 – Ciências e Tecnologias;
- C62 – Línguas e Humanidades;
- C64 – Artes Visuais;
- Exames Nacionais (colocar o código e o nome completo das disciplinas a cujos exames se inscrevem, assinalando as quadrículas corretas).
Caso surja alguma dúvida relativa ao preenchimento desta plataforma ou sobre o processo de exames e provas, podem contactar-nos, para o email miramarcolegio@gmail.com.